Fazendo coscorões!
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Da nossa cozinha...
Hoje no "Atelier de cozinha" trocaram-se receitas de broas e experimentámos a receita da Titi. Aqui fica a receita e o resultado.
BROAS DA MÃE
1 kg de farinha de milho
2 kg de farinha de trigo
1 kg de açúcar amarelo
50 gr de fermento de padeiro
raspa de 1 limão
2 dl de azeite
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de erva doce
sal qb
Pinhões, nozes e passas de uvas a gosto ou outros frutos secos ou cristalizados
farinha para tender qb
água morna (cerca de 1,5 l)
Escalda-se a farinha de milho com água bem quente e deixa-se repousar até ficar a uma temperatura capaz de amassar.
Juntam-se os outros ingredientes e amassa-se muito bem como se de pão se tratasse.
Deixa-se levedar 1 h aproximadamente.
Tendem-se as broinhas com auxílio da farinha (pincelar com ovo batido ou não). Cozer em forno quente (200 Graus+) cerca de 15 minutos.
Experimentem e bom apetite!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Convento de Coz - A nossa última visita
Mesmo, mesmo a terminar o ano visitámos o Convento de Coz.
Um espaço lindíssimo bem perto de nós e desconhecido da maior parte.
sábado, 9 de junho de 2012
Benedita de outros tempos...
Para recordar...
Depois da igreja era preciso cuidar do espaço exterior. Começo da avenida.
Consultório do Dr. Guerra...
Igreja da Benedita destruída na década de 50 para no local construir a escola primária
Fotos do blog - Biblioteca Benedita
domingo, 3 de junho de 2012
MOINHOS DE PAPEL...
terça-feira, 8 de maio de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Moinhos da minha aldeia
Os moinhos fazem parte das nossas memórias!... Aqui fica a canção interpretada pelo coro de USB
http://youtu.be/N_4E9bC4A-s
Moinhos da minha aldeia
já desmantelados
mas ainda lá estão
hoje já não têm eira
com uma joeira
que limpava o grão
Quem não conhece o moinho
ou é pequenino
ou não tem memória
vamos aos jovens contar
para cá ficar
do moinho a história
Taleigo em saco branquinho
vinha no burrinho
com seu passo lento
e quando a casa chegava
o pão se amassava
p'ro nosso sustento
Quem não conhece...
Hoje olhamos com carinho
o velho moinho
que moía o grão
bela missão de nobreza
pois em cada mesa
não faltava o pão
Quem não conhece ...
http://youtu.be/N_4E9bC4A-s
Moinhos da minha aldeia
já desmantelados
mas ainda lá estão
hoje já não têm eira
com uma joeira
que limpava o grão
Quem não conhece o moinho
ou é pequenino
ou não tem memória
vamos aos jovens contar
para cá ficar
do moinho a história
Moinhos eram brancura
sinal de fartura
quando vento havia
estão agora abandonados
un pouco espalhados
pela freguesia
Quem não conhece...
Taleigo em saco branquinho
vinha no burrinho
com seu passo lento
e quando a casa chegava
o pão se amassava
p'ro nosso sustento
Quem não conhece...
Hoje olhamos com carinho
o velho moinho
que moía o grão
bela missão de nobreza
pois em cada mesa
não faltava o pão
Quem não conhece ...
Autora: Natália Canário
!
Subscrever:
Mensagens (Atom)







